O verso de Soror Juana Inés de la Cruz que dá título ao Congresso reflecte o objetivo com o qual este se organiza: aprofundar a vasta gama de motivos e conceitos procedentes da civilização egípcia que foram utilizados em diversas formas de expressão cultural nas sociedades latino-americanas. Esta presença tem sido pouco estudada no meio académico e, tanto quanto sabemos, tem sido entendida à luz de pressupostos que mostram matizes diferentes quanto à recepção destes materiais em outras sociedades, mais estudadas pela historiografia egiptológica.
Assim, este encontro é um convite para refletir sobre a incorporação de temas de origem egípcia na produção cultural da Península Ibérica e da América latina desde o século XVI (atente-se à datação precoce dos hieróglifos da Universidade de Salamanca) até às vanguardas do século XX e seus desenvolvimentos.
O formato do colóquio consistirá em dois dias de comunicações orais e posters, nos idiomas espanhol e português, de acordo com as sociedades analisadas.
Áreas temáticas de estudo:
- Δ Artes plásticas, escultóricas e pictóricas
- Δ Arquitetura
- Δ Literatura
- Δ Outras formas de expressão cultural
Conscientes das dificuldades inerentes à viagem a Tenerife a partir da América, o colóquio adoptará uma forma híbrida, presencial/virtual, que possibilitará a apresentação de um certo número de comunicações por videoconferência, com prioridade aos participantes deste continente.